Pacientes - Marcar Teleconsulta
Você já ouviu falar em cabine de telemedicina?
Quem acompanha nosso blog, certamente já sabe quais as possibilidades e benefícios da saúde remota.
Também não há novidade de que as tecnologias da área não param de avançar. Com elas, os atendimentos se tornam ainda mais práticos, acessíveis, vantajosos e seguros.
Nesse sentido, a cabine de telemedicina está entre as evoluções mais importantes da área. Como você deve estar imaginando, usa-se a ferramenta para garantir consultas imediatas à distância.
Em primeiro lugar, trata-se de um meio de democratizar a saúde. Afinal, seu uso simplifica o acesso a especialistas, carente para 74% dos brasileiros, segundo dados da Agência Brasil.
Isso também impacta na medicina ocupacional. Uma pesquisa divulgada no portal RPV diz que a assistência remota prévia pode evitar idas ao pronto socorro para 51% dos profissionais.
Dito isso, você deve estar se perguntando como uma cabine de telemedicina funciona e quais as suas possibilidades.
Para elucidar melhor essa inovação, que deve se tornar cada vez mais popular no Brasil, preparei este artigo completo sobre o assunto.
A seguir, entenda o que o conceito significa e como ele surgiu. Além disso, saiba mais sobre seus impactos, funcionamento, importância, benefícios e outros detalhes relevantes.
O que é cabine de Telemedicina?
Conforme eu expliquei logo na introdução, uma cabine de telemedicina serve para facilitar o acesso aos atendimentos remotos.
Trata-se de uma pequena estação em que as pessoas entram, checam suas condições de saúde e atendidas por um médico online.
Além de ter tecnologia de ponta, também podemos citar o controle do ambiente. Para garantir mais segurança, renova-se o ar constantemente e há a proteção das informações de forma rigorosa.
Basicamente, basta que o paciente entre na cabine de telemedicina, digite seu CPF em uma tela e inicie o processo.
No começo, diversas aferições são feitas por comando de voz (como temperatura, pressão, IMC, peso, altura, etc.).
Todas as informações já dão base para o prontuário e para o início da consulta médica, que ocorre logo em seguida com o especialista remoto.
Se a teleconsulta concluir que o paciente precisa de atendimento presencial, realiza-se o seu encaminhamento imediato. Caso contrário, realizam-se as devidas orientações de forma célere e segura.
As facilidades são inúmeras e simplificam significativamente os processos de atenção à saúde. Além disso, o diagnóstico e o tratamento de possíveis doenças se tornam muito mais rápidos.
O uso de cabines de telemedicina pode ser benéfico em muitos contextos, seja para melhorar a assistência ocupacional das empresas ou prestar serviços à população em locais públicos.
Para que você entenda como as estações de telemedicina online funcionam nesses dois contextos, explico no próximo item o surgimento e as aplicações dessa tecnologia.
Surgimento da cabine de Telemedicina
A primeira cabine de telemedicina foi idealizada em 2006, pelo médico francês Franck Baudino. Durante seus atendimentos em áreas remotas, em uma experiência na Ásia, os maiores entraves para a prática médica eram as grandes distâncias.
Dois anos depois da idealização do conceito, ele fundou sua empresa de tecnologia. Nela, realizou testes, obteve licenças e as devidas certificações para colocar tudo em prática.
Com o sucesso da primeira cabine de telemedicina, ela foi implementada em mais de vinte pontos da França.
Entre os locais de instalação, estavam regiões carentes de assistência médica, pronto socorros, unidades hospitalares, entre outras semelhantes.
Com o sucesso que as experiências das cabines tiveram no país europeu, as estações de telemedicina ganharam espaço em outras nações.
O grande destaque é para a China e a Índia, que viram na tecnologia uma alternativa para melhorar a assistência prestada junto às duas maiores populações do mundo.
No Brasil, as cabines de telemedicina começaram a aparecer timidamente na rede privada. Contudo, sua adesão foi acelerada com a chegada da recente pandemia.
Um dos casos mais bem-sucedidos é o da Unimed de Santa Catarina. Ele foi inspirado nas plataformas usadas no território chinês e em algumas estações ativadas nos EUA.
O projeto começou em março de 2020, e em 2021 já passou a beneficiar as populações de cidades como Florianópolis e Tijucas.
Segundo a própria rede, a instalação das cabines de telemedicina foi priorizada em pontos de maior circulação e de fácil acesso.
Dessa maneira, as pessoas podem prevenir-se contra a Covid-19 e cuidar de outras condições de saúde, mas sem sobrecarregar ou expor-se a riscos em clínicas ou hospitais.
Por que contar com uma cabine de Telemedicina?
Afinal, posicioná-las em pontos convenientes para os usuários, e fornecer um acesso simples às consultas, é uma forma de reforçar ainda mais os cuidados com a saúde das pessoas.
Como se não bastasse a comodidade, os atendimentos também se tornam mais céleres e otimizam a triagem caso seja necessária uma abordagem presencial.
As vantagens e possibilidades são inúmeras, e me aprofundo mais sobre elas nos próximos itens.
Entretanto, já é válido mencionar como as cabines de telemedicina podem ser aliadas para os especialistas e unidades de saúde.
Um exemplo foi a atual pandemia da Covid-19. Como citei acima, o uso de estações remotas promove diferenciais tão importantes, que fizeram a diferença até em meio à tamanha crise.
O impacto da cabine de Telemedicina nas empresas
Seguindo a lógica que menciono acima, as cabines de telemedicina podem servir muito bem às empresas.
Se junto à população geral elas já apresentam eficiência, os benefícios de sua utilização podem ser ainda mais impulsionados dentro de um quadro limitado de colaboradores.
Todo empreendedor sabe como a saúde ocupacional é decisiva para o bem-estar, segurança, satisfação e engajamento dos funcionários.
Somado a isso, está o fato que citei na introdução, que mais da metade dos atendimentos laborais poderiam ser evitados com assistência remota prévia.
Nesse sentido, percebe-se facilmente as vantagens de disponibilizar um meio de atender aos colaboradores de forma prática e integral.
Como funciona uma cabine de Telemedicina?
Apesar de a cabine de telemedicina depender de tecnologias robustas para funcionar, seu uso é bastante simples para o usuário.
Em resumo, basta que a pessoa entre na estação e siga os passos orientados por ela.
Depois de se identificar digitando o CPF, orienta-se o paciente por meio de comandos de voz. Eles servem para explicar o que a pessoa deve fazer dentro da estação.
Nessa etapa, o indivíduo se posiciona nos equipamentos de aferição. Eles servem para medir indicadores como altura, peso, temperatura, pressão, frequência cardíaca, IMC, entre outros.
Todas as informações coletadas geram um relatório. Por sua vez, ele é integrado ao prontuário clínico digital do paciente.
Com os dados obtidos, o médico também tem tudo o que precisa saber para começar a consulta remota.
Trata-se de um atendimento médico comum. Ou seja, o paciente descreve suas queixas e o especialista as analisa para prestar suas orientações normalmente.
A única diferença é que tudo é feito online, por meio de uma tela. Enquanto o médico usa a telemedicina na sua clínica, o paciente fica em contato com ele dentro da cabine.
No final, se a situação for leve, o especialista orienta os cuidados e receita possíveis medicamentos. Então o atendimento acaba.
Do contrário, a cabine de telemedicina pode ser um meio de triagem.
O que deve conter em uma cabine de Telemedicina?
Inicialmente, é preciso uma tela sensível ao toque para que o paciente possa identificar-se. Além disso, há a tecnologia de comandos por voz para que as orientações sejam possíveis.
Outro ponto importante é que a estação tenha filtros e recursos de circulação para renovar o ar continuamente.
No mesmo sentido, as superfícies devem ser revestidas com materiais que impeçam a proliferação de microrganismos.
Dessa forma, o local se mantém descontaminado mesmo com uso frequente.
Contudo, em relação aos equipamentos médicos em si, podemos dizer que eles são os mais importantes. Afinal, necessita-se ter precisão na hora de verificar as condições do paciente.
Dentre os recursos indispensáveis de aferição disponíveis na cabine de telemedicina, estão os aparelhos para medir:
- Temperatura;
- Pressão arterial;
- Peso;
- Altura;
- Índice de Massa Corporal (IMC);
- Percentual de gordura;
- Frequência cardíaca.
Mais que uma tela para que o médico possa atender os pacientes à distância, também é fundamental ter um sistema robusto para isso.
Ou seja, é imprescindível que a cabine tenha uma plataforma segura, com criptografia de ponta e sólidos protocolos de proteção para garantir a confidencialidade dos dados.
Nesse sentido, ainda destaca-se a importância de que o sistema agregue os recursos básicos da medicina remota. Isso inclui prontuário eletrônico, receituário com assinatura digital, entre outros.
Quais são as vantagens da cabine de Telemedicina?
Como você pôde ver, as cabines de telemedicina representam um avanço muito importante na área da saúde.
Seja no atendimento à população, na assistência ocupacional prestada pelas empresas ou como um diferencial nos serviços médicos, há diversos benefícios, como por exemplo:
- Garantia de atendimento imediato: sempre que uma pessoa sentir-se mal ou achar que precisa de atendimento, basta ir até a estação e ter acesso a um médico remoto em poucos instantes;
- Fácil acesso e utilização: disponibilizam-se as cabines de forma integral, em locais de fácil acesso ou grande circulação. Em síntese há o objetivo de que as pessoas encontrem as cabines facilmente encontradas, além de que seu uso seja simples e intuitivo;
- Democratização da saúde: a tecnologia permite uma assistência de alta qualidade, mesmo quando não há acesso próximo ou imediato a bons especialistas presenciais;
- Segurança garantida: por mais que sejam espaços pequenos e usados por várias pessoas, eles não transmitem doenças. Isso ocorre graças aos revestimentos antimicrobianos e à purificação do ar;
- Ainda mais segurança: o sistema conta com sólida segurança digital, possibilitando assim maior segurança dos dados armazenados;
- Melhoria das assistências: além das orientações necessárias, os pacientes também podem ser encaminhados para as unidades presenciais mais adequadas para ao seu caso;
- Fluidez da rede de atenção: não só os usuários das cabines de telemedicina são beneficiados com atendimentos mais práticos e fluidos. Como seu uso demanda menos das unidades presenciais, elas passam a ter menos filas, esforços de triagem e podem lidar com mais qualidade com os casos de maior necessidade.
Agora que você já sabe tudo sobre cabines de telemedicina, confira no próximo item quais os serviços que a Telemedicina Morsch oferece na área.
A Telemedicina Morsch evolui junto com o mercado
Desde 2005, a Telemedicina Morsch é referência nacional em tecnologias de assistência em saúde e em medicina à distância.
Oferecemos a plataforma mais robusta do mercado e estamos sempre atentos aos principais avanços da área.
Não por acaso, há mais de 2000 clínicas já atendidas em todo o Brasil, que desfrutam de uma tecnologia segura, flexível e completa para atender às suas demandas.
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Conclusão
A cabine de telemedicina é mais uma inovação promovida pela medicina remota, capaz de simplificar, democratizar e de agregar ainda mais qualidade para a cadeia de assistência à saúde.
Diferente de países como China, EUA e Índia, o recurso ainda está surgindo aos poucos no Brasil, mas há tendência que ele se torne um aliado cada vez mais constante para atender às demandas de médicos e pacientes.
Portanto, gostou de conhecer as possibilidades das cabines de telemedicina? Quer manter-se sempre atualizado sobre os avanços da área? Clique aqui, assine nossa newsletter e receba os conteúdos da Morsch em primeira mão. Aproveite e compartilhe o artigo com os seus colegas.
Este artigo foi originalmente publicado em https://telemedicinamorsch.com.br/blog/cabine-de-telemedicina
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